sexta-feira, 2 de outubro de 2009

As histórias e os Sentimentos


Algumas histórias estimulam os sentimentos

Ao contrário do que muita gente pode pensar, contar histórias não é apenas um entretenimento lúdico, mas um importante instrumento a ser utilizado na transmissão de conhecimentos para a vida. Além dos contos de fadas serem repetidos por muito tempo e bem aceitos em qualquer época, especialistas afirmam que eles tratam de conflitos humanos de socialização e trazem mensagens essenciais ao desenvolvimento da criança. Questões como nascimentos, rupturas de laços familiares, sucessos e fracassos são possíveis de serem encontradas em várias histórias.

De acordo com especialistas, a vivência de ouvir histórias proporciona à criança a familiarização com tramas que envolvem persistência e coragem, a compreensão do conflito entre o bem e o mal e ainda a estimula a superar dificuldades, assim como acontece com os personagens Chapeuzinho Vermelho, Patinho Feio e Rapunzel. Apontam que cada história apresenta seus ensinamentos. Veja abaixo como diversas situações são tratadas em quatro diferentes histórias:

Cinderela: Aborda temas como a morte, a formação de uma nova família e as diferenças sociais. O conto mostra que ser verdadeiro consigo mesmo é mais importante em relação ao comportamento apresentado pelas filhas da madrasta, de se prender à riqueza ou à aparência.

Três Porquinhos: Refere-se ao amadurecimento, quando mostra a vantagem de crescer que pode ser observada por meio do irmão mais velho que é também o mais sábio.

João e Maria: Trata o medo do abandono, o maior receio de qualquer criança.

Rapunzel: Trabalha a independência por meio do conflito entre a mãe e a filha, quando essa tenta ganhar sua independência e é impedida.

Por Patrícia Lopes
Graduada em Psicologia
Equipe Brasil Escola

3 recadinhos:

Carmen disse...

Es muy interesante todo lo que escribes sobre contar historias, con ellas aprendemos muchos valores para crecer y madurar,un abrazo,

Carmen

Elsa Filipe disse...

Olá. Sobre este tema explorei uma vez no Projecto de uma sala de crianças de 1 ano e foi muito giro trabalhá-lo.
Para me fundamentar, além de imensos contos que li e explorei de várias formas, apoiei-me no livro "Psicanálise dos Contos de Fadas".

Muito interessante e que nos faz repensar as histórias que contamos.

Irene Moreira disse...

Olá!! Ouvir histórias quando criança é uma coisa que guardamos para toda a vida... sempre ao falarmos com nossos filhos e netos relembramos que ... e acrescentamos "essa história a sua vovò (ou bisa) me contava quando criança"... Vocês trabalham direto com o ensino as crianças onde eu lecionava para 2º grau e nível superior na área de Biologia... É muito diferente ao lidar com o adolescente que nem sempre teve uma infância equilibrada.
Muito bonito esse trabalho de divulgação neste blog. Bjs e um bom domingo

Blog Widget by LinkWithin

Postagens populares

Obrigada pela visita! Volte sempre!




Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios