sábado, 14 de novembro de 2009

Contos de Fadas

http://i11.photobucket.com/albums/a168/evelynregly/princesas/s_f_01_10877_01_02.gif
Quem lê “Cinderela” não imagina que há registros de que essa história já era contada na China, durante o século IX d. C.. E, assim como tantas outras, tem-se perpetuado há milênios, atravessando toda a força e a perenidade do folclore dos povos, sobretudo, através da tradição oral.

Pode-se dizer que os contos de fadas, na versão literária, atualizam ou reinterpretam, em suas variantes questões universais, como os conflitos do poder e a formação dos valores, misturando realidade e fantasia, no clima do “Era uma vez...”.

Por lidarem com conteúdos da sabedoria popular, com conteúdos essenciais da condição humana, é que esses contos de fadas são importantes, perpetuando-se até hoje. Neles encontramos o amor, os medos, as dificuldades de ser criança, as carências (materiais e afetivas), as auto-descobertas, as perdas, as buscas, a solidão e o encontro. Os contos de fadas caracterizam-se pela presença do elemento “fada”. Etimologicamente, a palavra fada vem do latim fatum (destino, fatalidade, oráculo).

Tornaram-se conhecidas como seres fantásticos ou imaginários, de grande beleza, que se apresentavam sob forma de mulher. Dotadas de virtudes e poderes sobrenaturais, interferem na vida dos homens, para auxiliá-los em situações-limite, quando já nenhuma solução natural seria possível. Podem, ainda, encarnar o Mal e apresentarem-se como o avesso da imagem anterior, isto é, como bruxas. Vulgarmente, se diz que fada e bruxa são formas simbólicas da eterna dualidade da mulher, ou da condição feminina.

O enredo básico dos contos de fadas expressa os obstáculos, ou provas, que precisam ser vencidas, como um verdadeiro ritual iniciático, para que o herói alcance sua auto-realização existencial, seja pelo encontro de seu verdadeiro “eu”, seja pelo encontro da princesa, que encarna o ideal a ser alcançado.

Fonte: http://denizze.sites.uol.com.br/

2 recadinhos:

»-(¯`v´¯)-»JësSÿ Y JúNÿN »-(¯`v´¯)-» disse...

seu site 'e incrivel, adorei! bj jhessy

Rafinha Belucci disse...

Vc é genial,olhe os livros que vc colocou no site e eu queria ler e não achava.O livro que falta é o livro do homem que roubava horas pro seu site ficar pefeito

Blog Widget by LinkWithin

Postagens populares

Obrigada pela visita! Volte sempre!




Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios