quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Origens da Literatura Infantil

http://i11.photobucket.com/albums/a168/evelynregly/princesas/s_f_01_10878_01_05.gif
O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos.

A célula máter da Literatura Infantil, hoje conhecida como “clássica”, encontra-se na Novelística Popular Medieval que tem suas origens na Índia. Descobriu-se que desde essa época a palavra impôs-se ao homem como algo mágico, como um poder misterioso, que tanto poderia proteger, como ameaçar, construir ou destruir. São, também, de caráter mágico ou fantasioso, as narrativas conhecidas, hoje, como literatura primordial. Nela foi descoberto o fundo fabuloso das narrativas orientais, que se forjaram durante séculos antes de Cristo, e se difundiram por todo o mundo, através da tradição oral.

A Literatura Infantil apareceu durante o século XVII, época em que as mudanças na estrutura da sociedade desencadearam repercussões no âmbito artístico, que persistem até os dias atuais.
O aparecimento da Literatura Infantil tem características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo “status” concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola. Sua emergência deveu-se, antes de tudo, à sua associação com a Pedagogia, já que as histórias eram elaboradas para se converterem em instrumento dela.

É a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta.

O caminho para a redescoberta da Literatura Infantil, em nosso século, foi aberto pela Psicologia Experimental que, revelando a Inteligência como um elemento estruturador do universo que cada indivíduo constrói dentro de si, chama a atenção para os diferentes estágios de seu desenvolvimento (da infância à adolescência) e sua importância fundamental para a evolução e formação da personalidade do futuro adulto.

A sucessão das fases evolutivas da inteligência (ou estruturas mentais) é constante e igual para todos. As idades correspondentes a cada uma delas podem mudar, dependendo da criança, ou do meio em que ela vive.

Fonte: http://denizze.sites.uol.com.br/
http://i11.photobucket.com/albums/a168/evelynregly/princesas/nm_disney_112.gif

2 recadinhos:

Cris disse...

Oie Olimpia!!
Tem selinho pra vc no meu blog!!!
Bjus

disse...

Bom dia amor!!!!!!!! Vim matar as saudades!!! Isso aqui tá uma delicinha!!! Quero deixar meu carinho e afirmar que vc é especial demais pra mim!!! Tiadoro lindaaa!!!
Bjsss

Blog Widget by LinkWithin

Postagens populares

Obrigada pela visita! Volte sempre!




Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios