sábado, 22 de janeiro de 2011

Competições que ensinam a turma a ganhar e a perder

As atividades que envolvem disputa ou desafio são sucessos garantidos. Confira seis tipos de jogos que, além de estimular o raciocínio e a concentração, ajudam a compreender regras importantes na escola e na vida

Os jogos sempre fascinaram a humanidade. Os antigos fenícios, 4 mil anos a.C., já se entretinham com esse tipo de passatempo. Na pista dos nossos ancestrais, educadores vêm criando e adaptando jogos que, além de divertir crianças e adolescentes, trabalham noções de organização, planejamento e cooperação - tão úteis no dia a dia da garotada. As opções, para crianças a partir de 4 anos, se adaptam a diferentes gostos e momentos: os jogos de tabuleiro são os preferidos dos mais sossegados. Mas há também os que são ideais para o pátio e põem as crianças para correr. Conheça nesta reportagem seis tipos de jogos e brincadeiras para a turma.

1. Quatro cores

Ilustração: Sander

O azul não encosta no azul, o verde não encosta no verde. Com esse jogo, a turma aprende a planejar e a corrigir

IDADE

A partir de 4 anos.

O QUE DESENVOLVE

Capacidade de planejamento e de análise de erros e coordenação motora.

COMO FAZER

Em uma folha de papel, faça o contorno de uma figura qualquer - um objeto, um animal ou uma forma geométrica. Divida-a aleatoriamente. Para os pequenos de 4 a 6 anos e para os iniciantes de 7 a 10, faça até dez subdivisões para não dificultar muito. Quando sentir que os alunos maiores já dominam a atividade, aumente as subdivisões ou deixe que criem as próprias figuras.

COMO JOGAR

O jogo é individual. Cada aluno recebe quatro canetas hidrocor ou lápis de cores diferentes e a folha com a figura desenhada. Os pequenos podem trabalhar com giz de cera grosso, pintura a dedo e colagem de papéis ou de tecidos. O objetivo é colorir a figura usando as quatro cores sem deixar regiões vizinhas da mesma cor. Áreas limitadas pelo vértice podem ter tonalidades iguais. Se a criança não conseguir completar a figura, dê a ela a oportunidade de repintar algumas áreas.

VARIAÇÃO

É possível trabalhar em duplas. As crianças têm de encontrar juntas uma solução para o desafio.

Carla Soares (novaescola@atleitor.com.br). Ilustração: Sander

Fonte: Nova Escola

Acesse o site da Nova escola e confira o Especial Jogos e Brincadeiras.
Um material excelente para o educador utilizar em sala de aula no seu planejamento diário.


0 recadinhos:

Blog Widget by LinkWithin

Postagens populares

Obrigada pela visita! Volte sempre!




Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve Gif Branca de Neve

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios